Apresentação

X ENCONTRO SOBRE ABELHAS NATIVAS NO MARANHÃO

“Meliponicultura: O mel na rota das emoções.”

Barreirinhas, MA – 6, 7 e 8 de dezembro de 2017.

Há 10 anos, temas relacionados com as abelhas nativas, sua conservação, produção e comercialização de seus produtos, bem como a legislação, avanços de pesquisas e de inovações tecnológicas são discutidos. Durante esses encontros anuais, que inicialmente ocorriam na Baixada Maranhense, promove-se a interação dos meliponicultores com pesquisadores, estudantes, além dos setores públicos e privados ligados a atividade.

A realização do X Encontro sobre Abelhas Nativas no Maranhão em Barreirinhas, onde se sobressai a criação da abelha Melipona subnitida (jandaíra), é um estímulo à criação de abelhas nativas, uma forma valiosa de manter a diversidade biológica e preservação da mata nativa e do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma vez que as abelhas são fundamentais no processo de polinização. Nessa região, há grande ocorrência de mirim (Humiria balsamifera), visitado por diversas abelhas e importante para produção de um mel com sabor característico e bastante apreciado, sendo eleito o melhor mel de abelha sem ferrão do Brasil, durante o 19º Congresso Brasileiro de Apicultura e 5º Congresso Brasileiro de Meliponicultura, realizado em Gramado, RS em 2012.

Durante o X Encontro sobre Abelhas Nativas no Maranhão, temas relacionados às abelhas indígenas sem ferrão, enfatizando a meliponicultura e a conservação dessas abelhas e do seu ambiente, serão discutidos em palestras, mesas-redondas e minicursos. Serão apresentados trabalhos de pesquisa e de extensão, visando a disseminação e a divulgação de conhecimentos e exposição de fotografias de abelhas nativas. Também serão expostos e colocados à venda, os produtos das abelhas para a popularização da meliponicultura.